Introspecções

2010
Paulinho Alma










Diante das heresias de alguns, e da tentativa de monopolizar a verdade por parte de outros, precisamos "desbanalizar o banal" (parafraseando o filósofo Paulo Ghiraldelli), alicerçados na Palavra, para que possamos encontrar uma forma autêntica de fazer cristianismo.


Entre os "chapas-brancas" - aqueles que se vendem às instituições por um lugar ao sol - e os "chapas-vermelhas" - os que alugam seus ministérios para os chacais - há um estreito caminho para um cristianismo autêntico. 

O que nos cabe é glorificar a Deus, servir a Igreja, e viver de modo que promovamos a justiça em favor da dignidade humana na Terra, pagando o preço estipulado por Deus.



2005
Paulinho Alma






Pouco me importa se Albert Einstein acreditava ou não em Deus, visto que o crer não é fruto da inteligência, e sim da fé - que é dom imerecido do Pai.



2013
Paulinho Alma




Creio que a simples paixão pelas coisas nos conduz ao entretenimento. Não sou dado aos entretenimentos, sou uma pessoa que tem sonhos e ideais compartilhados.


Não sou um apaixonado por música; tenho um sério e já desgastado compromisso com ela.



2013
Paulinho Alma




O estudo sociológico, à luz da fé, revela o rastro cintilante que Deus deixa ao escrever a história dos homens, e às vezes, pegadas trôpegas deixadas por homens que tentam escrevê-la por conta própria. Esse conhecimento deve orientar nossas ações na tentativa de construirmos um mundo melhor.    



2011
Paulinho Alma



O secular é o espaço que, quando esvaziado do sagrado, torna-se a Zona do Desespero.

Reflexão acerca de "chronos" e "Eternidade" (com suporte do pastor Hernandes): O espaço secular é um ambiente físico tridimensional (+ o Tempo) entre parênteses na Eternidade.







2005
Paulinho Alma


Em minha opinião (leia-se: o que compreendo que a Bíblia ensina a respeito de), o Estado deve ser laico, pois que existe diversidade religiosa e cultural, e este - o Estado - deve gerir para o povo. A Igreja deve cuidar dos assuntos espirituais e se envolver nas questões do Estado, pois cabe aos cristãos promover a justiça visando a dignidade humana.



Laicidade, neste contexto, não significa autonomia, e sim liberdade, pois que, diante do interesse de Deus pelo ser humano como um todo, de Sua soberania, e de ter Se revelado (em diferentes níveis) a todos, devemos-Lhe todos (em diferentes níveis?) obediência.


Penso ser importante acrescentar que, como ocorreu no norte da Europa após a Reforma Protestante, somente com as Escrituras influenciando a cultura é que encontraremos as respostas que (desesperadamente!) procuramos nesse caótico mundo "líquido-moderno".



2013






Ao contrário do que muitos pensam, secularização é o resultado de algum nível de conivência da Igreja com o "mundo" no conteúdo, não na forma; conserva-se a fragrância, adoça-se a substância. Tende a produzir, preferencialmente, crescimento quantitativo, não qualitativo. Não seria isso o que estamos vivendo nos dias atuais?




Plataforma.

Sonhadores são pessoas que acreditam que o mundo pode ser melhor do que é e, para tanto, dão o seu melhor.

Já fui um otimista. Hoje me deixo conduzir de forma realista por Fé.



Férias Mackenzie - julho de 2013.
Paulinho Alma





O passado nos dá a Referência; o presente, a oportunidade; o futuro, se agarrarmos a oportunidade, nos dará Esperança.






Nenhum comentário:

Postar um comentário